Escola de Líderes

A ESCOLA DE LÍDERES quer inspirar os brasileiros a acreditarem que, juntos, podemos desafiar o status quo do processo de formação histórica dos líderes das empresas deste país

Escola de Líderes

A ESCOLA DE LÍDERES quer inspirar os brasileiros a acreditarem que, juntos, podemos desafiar o status quo do processo de formação histórica dos líderes das empresas deste país

Objetivo

A ESCOLA DE LÍDERES quer inspirar os brasileiros a acreditarem que, juntos, podemos desafiar o status quo do processo de formação histórica dos líderes das empresas deste país, definindo um novo modelo de geração de habilidades para o exercício de uma Liderança Genuína e Verdadeira, onde serão aptos a responder de maneira proativo as exigências e desafios contemporâneos da indústria competitiva e fomentadora de negócios de maneira Saudável, Seguro e Sustentável.

Público-Alvo

Diretores – Gerentes – Supervisores – Encarregados – Líderes Percebidos.

Justificativa

Não tem mais sentido as empresas realizarem suas entregas produtivas com sangue.

Implementar uma nova CULTURA, erradicando o sangue do processo de produção, é um desafio incansável, persistente e continuado das organizações.

É uma questão de honra e moral das empresas, criarem uma cultura do cuidado ativo e genuíno, onde a vida está acima de tudo.

A ESCOLA DE LÍDERES ajuda na formação de uma liderança genuína e verdadeira, aplicando técnicas da andragogia para educação continuada (Blocos), eficazes e comprovados, que leva os seus participantes a alcançarem patamares de performance, pessoal e profissional, cada vez mais altos e consistentes.

Tecemos saber através das ciências multidisciplinares da Engenharia, Psicologia, Educação e Tecnologia, para criarmos conexões e reflexões interativas de aprendizados, onde o líder possa construir de maneira leve e agradável o saber transformador.

Metodologia

Utilizamos o processo de Educação Continuada Reflexiva de Impacto, para provocar quebras de paradigmas e modelos mentais cristalizados, inspirando o líder entrar em um processo de reconstrução de seu saber, provocando-os a serem agentes da mudança que tanto as empresas desejam, e esse processo começa por eles.

Usamos conexões multidisciplinares das ciências humanas e exatas na reconstrução do saber adquirido, como: A Educação, Engenharia, Psicologia, Filosofia, Medicina e Sociologia.

Também usamos métodos e práticas da Mentoria, Coach de Vida, Andragogia e Heutagogia.

Conteúdo Programático

BLOCO 1 – “INTRUDUÇÃO DA ARTE DE LIDERAR – CONFIANÇA”

Como nasce um líder no mercado; Poder x Autoridade; Como conquistar a confiança da equipe; Modelo SORC de comportamento; Modelagem e modelação; Líder Locomotiva ou Vagão e a importância da Integridade; Papel do Líder como Patrocinador; Papel do liderado como protagonista.

Dinâmicas: (Poder X Autoridade – SORC – Resultado do grupo supera o resultado individual).

 

BLOCO 2 – “INSTRUMENTALIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SEGURANÇA PARA LIDERANÇA”

Definição de Comportamento; Educação X Aprendizagem; Real sentido de usar ferramentas de segurança; Técnicas de realização DSSMA; Exercício prático de DSSMA;  Definição de Perigo & Risco; Definição de ART; Diferenças entre atividade, tarefa e passo; Causas; Probabilidade e Severidade; Metodologia aplicação da PTS (Permissão de Trabalho Seguro); Conceito de Dono de área; Papel do Solicitante e Executante em relação a PTS; Definição e aplicação do Diálogo Comportamental; Conceito de Andragogia; Detalhamento da metodologia de aplicação do Diálogo Comportamental.

Dinâmicas: (Jarra da Cultura – Empresa Valor AS – Estudo de Casos – Exercícios Práticos – Vídeos).

 

BLOCO 3 – “RETRABALHO X COMUNICAÇÃO”

Processo de comunicação assertiva conforme Chiavenato; Transmissor x Receptor; Bloqueios da Comunicação; Comunicação de mão dupla; Retrabalho sistêmico; Choque de Gerações; Comunicação Ambígua. Grandes feitos de líderes no mundo árabe.

Dinâmicas: (Telefone sem fio – Comunicação de mão dupla).

 

BLOCO 4 – “O PODER DA DISCIPLINA”

Estilo da Disciplina Militar; 12 Pilares da Liderança; O Poder de realização da Disciplina; Pesquisa dos aspectos da liderança contemporânea; Análise da Liderança x Queijo Suíço; Modelo de Mudança;  Distribuição Normal de Grupos; Estudo de dois estilos de liderança do seriado Band of Brothers.

Dinâmicas: (Filme Band of Brothers – Análise de estilo de liderança).

 

BLOCO 5 – “GESTÃO EMOCIONAL PARA LIDERANÇA”

Fator humano na construção de um ambiente saudável e seguro; Erro Humano; Inteligência Emocional; Como nascem nossos comportamentos; Midset; Skills; Comunicação não Violenta; Capital Humano; Segurança Psicológica; Teoria da Janelas Partidas; Metodologia do 5s.

Dinâmicas: (Dramatização das respostas da liderança – Uso da cebola – Trabalho de grupo de pilares da inteligência emocional).

 

BLOCO 6 – “LIDER EDUCADOR”

O poder de transformação da Educação; Diferenças entre Pedagogia, andragogia e Heutagogia; Papel de Líder como Educador; Diálogo Comportamental; Estudo da liderança de Ernest Shackleton; Expedição na Antártida.

Dinâmicas: (Filme expedição da Antártida – Dinâmica de grupo).

 

BLOCO 7 – “PLANEJAR FAZ BEM”

As 12 leis da liderança; Declare sua expectativa; Comportamento Jurássico da Liderança; Mostra o que se espera; Por que planejar; Planejamento faz bem; Causas da inconsistência do planejamento; Retrabalho; Planejamento X Acidente; Modelos de planejamentos; Desastres aéreos; Checklist; O poder de uma visão – Importância da estratégia para alcançar objetivos; Conquista do polo sul.

Dinâmicas: (Estudo de caso de empresas de alta confiabilidade – Vídeo conquista do polo sul – Comportamento Jurássico).

 

BLOCO 8 – “POR QUE TOLERAMOS O RISCO”

Uma visão da neurociência sobre percepção de risco; Por que toleramos o risco; Fatores que influenciam para baixar a percepção de risco; Sensações Humanos; Repertório; Estudo sobre a influência social; O Poder do Hábito; Gatilhos Comportamentais; Experimento de Asch;.

Dinâmicas: (Estudo de caso de ocorrência de acidentes –  Dinâmica de Influência Social).

 

BLOCO 9 – “CUIDADO ATIVO GENUÍNO”

Definição do cuidado ativo genuíno e preservação da vida; Estado de Flow; História de Nicholas Winton; Experimento de Milgram; Estudo da expedição na lua Apolo XIII; Reflexão forte sobre BRUMADINHO e suas consequências e aprendizados.

Dinâmicas: (Vídeo Bem Zander – Experimento de Milgram).

 

BLOCO 10 – “CULTURA & SEGURANÇA”

Definição de Cultura; Macro, Meso e Microcultura; Cultura DEPENDENTE – INDEPENDENTE E INTERDEPENDENTE; Curva de Bradley; Como a cultura modela comportamento; Modelos de empresas com excelência de cultura de segurança; Comando & Controle; Experimento sobre influência social; Ressignificar resultados; A importância do Foco; Entrega segura, saudável e sustentável; A importância do COMO nas entregas;

Dinâmicas: (Vídeos de Paul O’Nell CO da Alcoa – Dinâmica de grupo).

 

OBS: Os conteúdos de todos os blocos realizam conexão com as atividades e realidades das áreas.


Carga Horária:

50 horas

Outros Cursos