Percepção de Risco

Erradicar o sangue dos acidentes no processo produtivo é um desafio moral e ético das empresas sérias e competitivas.

Percepção de Risco

Erradicar o sangue dos acidentes no processo produtivo é um desafio moral e ético das empresas sérias e competitivas.

Objetivo

  • Elevar o nível de percepção de risco dos empregados, para agirem proativamente na eliminação e/ou gerenciamento dos riscos.
  • Aumentar a guarda na prevenção, entendendo o motivo que toleramos e convivemos com os riscos.
  • Impulsionar o Ver e Agir, promovendo o conhecimento para geração de aprendizagem e mudanças comportamentais.
  • Contribuir de maneira estratégico e tático para elevar o patamar da Cultura de Saúde e Segurança de seus clientes, por meio da Educação Reflexiva Continuada Comportamental.

Público-Alvo

Empregados operacionais, SESMT e liderança de campo.

Justificativa

Erradicar o sangue dos acidentes no processo produtivo é um desafio moral e ético das empresas sérias e competitivas.

Precisamos mais que pílulas, precisamos de uma educação continuada e transformadora comportamental na base operacional e a liderança, onde todos comungam do mesmo desafio “Uma produção limpa, saudável segura e sustentável.

Temos um programa de prevenção de acidentes com estratégias e táticas comportamentais, foca na percepção e interpretação de risco, para subsidiar a evolução de uma cultura de maturidade interdependente, alinhando novos olhares e novos valores de uma produção segura e estável.

O caminho para implementar uma nova CULTURA de maturidade interdependente é um desafio incansável, persistente da educação continuada nas organizações, mas deve ser tratado como um valor para empresa, onde o cuidado ativo e genuíno é para uma vida em plenitude e que esteja acima de tudo.

As diferenças de habilidades e escolaridade do corpo produtivo deve ser levado em conta na estratégia de abordagem no processo de capacitação, pois mais que igualdade de conteúdo, temos que ter equidade do conhecimento, pois quando há a uma legitima aprendizagem é congruente com a mudança de comportamento.

Por isso, conectamos as ciências exatas e humanas para encontrarmos meios precisos dentro de uma abordagem com métodos da andragogia, para pulsar o empregado a mudança genuína de comportamento.

A EDHEC com sua expertise e experiência do corpo docente em suportar os desafios de seus clientes no processo de educação e treinamento comportamental.

Trabalhando com equidade na abordagem de todo conteúdo técnico e científico do conhecimento transformador, onde seus processos de capacitação continuada promovem a prevenção da vida. Além disso, são incentivadas práticas da conduta segura e de promoção da saúde e bem-estar subjetivo dos empregados.

Metodologia

Utilizamos o processo de Educação Continuada Reflexiva de Impacto, para provocar quebras de paradigmas e modelos mentais calcificados e jurássicos, inspirando os treinandos entrar em um processo de reconstrução de seu saber, provocando-os a serem agentes da sua própria mudança que tanto as empresas almejam, onde e esse processo começa por eles.

Usamos a andragogia e heutagogia para conexões multidisciplinares das ciências humanas e exatas na reconstrução de um novo saber comportamental proativo.

Conectamos saberes da Educação, Engenharia, Psicologia, Filosofia, Medicina e Sociologia para provocar o desejo de mudança que começa de dentro para fora, dando sentido a aprendizagem para melhorar as percepções dos riscos envolvidos no cenário e na tarefa que irá interagir.

Conteúdo Programático

  • PERCEPÇÃO DE RISCO

– Definição;

– Risco x Perigo;

– Severidade X Probabilidade;

– Hierarquia de eliminação do risco;

 

  • INFLUENCIADORES DA PERÇEPÇÃO DE RISCO

– Níveis de Influenciadores na percepção de risco;

– Processo de percepção;

– Nível de tolerância a exposição aos iscos;

– Macro – Meso – Micro.

 

  • MÉTODO – S O R C

– Estímulo x Organismo x Resposta x Consequência;

– Estímulo x Sensação x Percepção;

– Estímulos que geram Comportamento de risco.

 

  • TOLERÂNCIA AOS RISCOS

– Por que a falta de abstração ao risco;

– Como reagir as condições de riscos;

– O que faz baixar o nível de percepção de risco na área;

– Estudo de caso de acidentes na indústria e construção envolvendo baixa percepção;

 

  • INFLUENCIA DO GRUPO NA PERCEPÇÃO DO RISCO

– Como o grupo influência comportamento de risco;

– Atitudes e comportamentos da liderança influenciam no comportamento de

risco da equipe;

– Influenciadores riscos sociais, psicológicos, cognitivo e fisiológico;

– Manter guarda alta na área de risco.

 

  • EDUCAÇÃO COMPORTAMENTAL PARA ADULTOS

– Definição de Educação e Aprendizagem;

– Como os adultos aprendem;

– Métodos de ensinar adultos;

– Modelagem e modelação.

 

  • TÉCNICA JAPONEZA (SHISA KANKO) PARA AUMENTAR A PERCEPÇÃO DE RISCO

– Atenção Plena;

– Por que as pessoas erram;

– Técnica de Apontar e falar.

– Midfulness – Exercício de concentração.


Carga Horária:

8 horas

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